Contato:

(11) 4214-1963 Whats

(11) 4214-1963 – Comercial

Vem 2020! Desafios para o novo ano

20 de dezembro de 2019 by in category Blog, Dicas, Empreendedorismo, Instagram, Marketing with 0 and 0

Pesquisa apresenta dados sobre a expectativa de líderes quanto ao próximo ano

A pesquisa “As Prioridades que Tiram o Sono dos Dirigentes de Empresas no Brasil”, divulgada no site Meio & Mensagem, apresenta dados relevantes sobre a expectativa dos líderes de instituições quanto ao ano de 2020. O Grupo Empreenda, responsável pelo estudo, entrevistou 105 executivos e 53,3% da amostra segue otimista em relação ao futuro.

Prioridades

Ao questionar quais seriam as prioridades para 2020, caso fosse Presidente do Brasil, mais da metade (52,4%) respondeu “acelerar a economia”. “Redução de gastos com a máquina pública” ficou em segundo (38,1%) e “Pacto Nacional pela Educação” em terceiro (36,2%).

As cinco prioridades dos executivos como CEO são, com 60%, “Garantir a execução da estratégia já existente”, “Aumentar a rentabilidade”, com 46,7%, “Aumentar as vendas”, com 41,9%, “Criar uma cultura de inovação na empresa”, com 30,5%, e, por último, “Reduzir custos com maior eficiência operacional”, com 28,6% dos votos. Em relação ao resultado, César Souza, fundador e presidente do Grupo Empreenda, declara “poucas lideranças estão conseguindo tracionar o plano estratégico no nível necessário de implementação. Além disso, é possível constatar um vigoroso pragmatismo no campo prático. Ter o aumento de rentabilidade e de vendas entre as prioridades sinaliza um cenário mais positivo para o marketing”.

Marketing

É uma das maiores apostas dos líderes e 46,7% pretendem aumentar o orçamento no ano que vem. Já 42,9% tendem a manter os investimentos como estão. As redes sociais são fundamentais e interessam 36,2% dos executivos.

Modelo de gestão

Para 56,2% faltam ajustes no modelo de gestão das empresas brasileiras e nem todos irão se readequar prontamente. César afirma “essa questão é especialmente agravada no momento que vivemos uma era de soluções disruptivas, que destrói negócios da noite para o dia. Na realidade, muitas empresas continuam engessadas e não conseguem mirar o futuro na velocidade exponencial que o mercado exige”. Muitos se preocupam com a sucessão nas companhias, pois apenas 15,2% contam com um sucessor previamente aprovado por todas as áreas da instituição.

Transformação digital

Quando questionados quanto ao processo de transformação digital nas empresas, 47,6% concordam que é necessário melhorar nesse aspecto. O presidente do Grupo Empreenda declara “temos alguns desafios fundamentais à frente, pois a pesquisa aponta dificuldades das empresas com a transformação digital. A cultura interna é o principal obstáculo. Ademais, ainda existe um pensamento equivocado de que transformação digital é sinônimo de aplicativo ou de automação de processos, quando esse movimento depende muito mais de estabelecer novo modelo mental na forma de pensar e fazer negócios”.

Por fim, os gestores acreditam que ser transformador, empreendedor, estrategista, ético e ter inteligência emocional são características fundamentais para tornar-se um bom líder no Brasil do futuro.

Add comment

Todos os Direitos Reservados a Soma Criação 2018
Open chat
1
Olá!
Que tal um bate-papo para tirarmos suas dúvidas?
Powered by