Back To Top

Soma Criação

AMBEV iniciativa sustentável – metas até 2025

[ish_image image=”3349″ size=”full”]

Comprometida, a empresa pretende eliminar a poluição plástica

O consumo excessivo de plástico tem sido muito discutido nos últimos tempos. O Brasil destaca-se como um dos maiores consumidores, reciclando apenas 2% do total. Segundo a ONU Meio Ambiente, o componente é considerado o maior desafio ambiental do século XXI. Campanhas de conscientização são frequentemente divulgadas, tornando a população mais engajada. Empresas de todo o mundo estudam e apostam em alternativas para reduzir a utilização do material.

Xô, plástico

A Cervejaria Ambev, gigante do segmento, é responsável por marcas como Skol, Guaraná Antarctica, Budweiser, Pepsi e Lipton. Atualmente, 18% das bebidas produzidas pela empresa são envasadas em recipientes plásticos, principal matéria-prima das embalagens. Descontente, a companhia pretende acabar com a poluição plástica até 2025.

Jean Jereissati, presidente da Cervejaria Ambev, discorre sobre o projeto “em 2018, a gente já tinha anunciado a meta de ter 100% dos nossos produtos em embalagens retornáveis ou que fossem majoritariamente feitas de conteúdo reciclado até 2025. Agora queremos ir além para ajudar a resolver o problema da poluição plástica, que preocupa o mundo todo”.

Mão na massa

Três frentes levarão o projeto adiante:

  • Eliminação e substituição do plástico desnecessário;
  • Utilização de embalagens retornáveis ou conteúdo 100% reciclado na composição de novas embalagens;
  • Investimento em inovação e tecnologias para circularidade, reciclagem e novos materiais.

Por mais complexo que pareça ser, a Ambev não estará sozinha. Jean explica “vamos nos unir aos nossos parceiros e fomentar ainda mais a inovação dentro do nosso ecossistema. Já estamos trabalhando com ValGroup, ANCAT (Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis) e outros parceiros para trilharmos juntos um caminho de inovações para uma solução no longo prazo para o plástico”.

Práticas sustentáveis

Promover a sustentabilidade é uma característica da Cervejaria. Em 2012, a companhia desenvolveu a primeira PET 100% reciclada. A empresa ainda apoia o Reciclar pelo Brasil, programa que une empresas engajadas em fomentar investimentos em cooperativas de catadores. O projeto Aceleradora100+, iniciativa da organização, conta com a ajuda de empreendedores e startups, cujo objetivo é encontrar soluções inovadoras para os problemas socioambientais. A Ambev também tem um CIT – Centro de Inovação Tecnológica no Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

 

 

 

Post a Comment