Back To Top

Soma Criação

Aprenda a usar a #Hashtag, dicas para o seu negócio online

O uso de hashtags já se tornou um hábito não é mesmo? Apesar de sua simplicidade tal recurso é cheio de surpresas e definições que podem fazer a diferença para o seu negócio, já tinha parado para pensar nisso?

Começou com o Twitter

Para quem já usou ou sabe o que é o Twitter e seu famoso Tranding Topics, foi lá que o uso da #hashtag começou como uma ferramenta, ranqueando os assuntos mais falados na rede.

E para que serve uma #hashtag afinal?

Para começar que tal entender o que significa a palavra hashtag? Você sabia que essa palavra também representada pelo ícone # é chamada de cerquinha? Além disso, Hash em inglês é sinônimo de “ jogo da velha” e tag “etiqueta”. Então sua principal função tal qual representa seu nome é etiquetar posts e imagens por categorias e ou assuntos.

A Hashtag sempre vem acompanhada de um termo, e quando aplicada em redes sociais como o Instagram ela se transforma em hiperlink, esse que nada mais é do que um link criado no qual estarão todas as postagens com aquela determinada #hashtag.

Por que utilizar a #Hashtag?

Que tal elevar o engajamento do seu site ou blog em até 12%? Ao utilizar essa ferramenta você começa a dispor o seu conteúdo dentro de categorias que compõem o perfil do seu público alvo, é uma maneira mais assertiva de ir aonde o seu consumidor está.

Mas nada de exageros esta bem? Abaixo damos dicas de como utilizar as #hashtags da maneira correta.

Onde posso utilizar as Hashtags no Instagram?

Você pode utilizá-las tanto nas descrições de seu post quanto nos comentários, além disso você sabia que nas #hashtags é permitido o uso de emoticons?

Como saber as Hashtags relevantes para o meu negócio?

Crie Hashtags personalizadas, utilize o nome da sua empresa e ou campanhas e arrase na criatividade pedindo para os seus clientes, amigos e familiares ajudarem na hora de colocar conteúdo relevante com a  Hashtag do seu negócio. Além disso, como no caso do Google Adwords há palavras muito concorridas e que tem posts sendo colocados o tempo todo, como é o caso de #marketing #marketingdigital , então para esse texto por exemplo e todos os outros posts da Soma Criação ( aliás, nosso insta é @somacriacao ) sempre colocamos a #Somacriacao e ai os demais seguimentos de nosso ramo como #redesociais #mktdigital #conteudodigital #dicasdemarketing e outras, dependendo do tipo de post que estamos fazendo.

Existe um limite de #hashtags para serem usadas?

Sim, são até 30 hashtags por postagem, mas concorda que esse número é exagerado e até demonstra desespero? Como no uso de qualquer ferramenta, o bom senso e a moderação devem vir a frente.

Um estudo realizado pela SocialFresh mostrou que o máximo de #hashtags recomendadas é de até 10 por postagem. Sendo que, para empresas e pessoas com menos de 1000 seguidores o recomendado é de até 5 hashtags, já para quem bate esse número ou tem um número maior de seguidores ai fica liberado até 10 hashtags.

Evite hashtags que não condizem com o seu conteúdo

Sabemos que o Neymar, Bruna Marquezine, política e tantos outros assuntos e nomes populares dão ibope, mas esse é mesmo o seu tema? Fique atento, pois com algoritmos cada vez mais inteligentes, mecanismos de busca como o google já conseguem identificar o mau uso de hashtags e punir sites e blogs tirando-os das buscas ou então colocando-os em páginas de resultado bem escondidas.

Trabalhe com Hashtags de localização

Se o seu negócio esta localizado em São Paulo, Rio de Janeiro ou seja onde for, personalize as suas #hashtags com a sua localidade, ex: agenciamktsp #eventomktriodejaneiro #saopaulomarketing #saopaulopublicidade

De olho na concorrência e em grandes marcas

Fique de olha nos seus concorrentes e nas grandes marcas cujo admira a desenvoltura do marketing digital e o relacionamento com os consumidores através das redes sociais. Aqui você consegue tanto exemplos do que fazer quanto exemplos do que NÃO fazer.

E ai gostou das nossas dicas? Aproveita pra passar lá no nosso Instagram e curtir a página @somacriacao .

Post a Comment