Back To Top

Soma Criação

Clubhouse: saiba o que é essa nova mídia social

[ish_image image=”3461″ size=”full”]

Desde a semana passada o nome Clubhouse tem sido falado por inúmeras pessoas, mas você sabe o que é?

Uma rede social não tão nova, já que foi criada em março de 2020, mas que ganhou popularidade na semana passada devido a participação de Elon Musk – homem mais rico do mundo – e o Boninho, diretor do BBB e mais conhecido aqui no Brasil.

O que é e como surgiu o ClubHouse

Um app/mídia social exclusivo para iPhones que é preciso receber um convite para poder participar.

Foi criado em março de 2020 por Rohan Seth, ex-funcionário do Google, e por Paul Davidson, empresário do Vale do Silício. A ideia dos criadores é que ele seja um novo tipo de produto social baseado em voz, conectando pessoas de todo o mundo, de maneira que elas tenham oportunidade de desenvolver ideias, contar histórias e fazer amizades.

O que é, como funciona e como se deu o boom

Só no Brasil o app teve uma média de crescimento de 525% entre janeiro e 6 de fevereiro. Isso comparado a semana anterior!

Uma rede social baseada na criação de salas e grupos de eventos, de maneira que os convidados podem todos falar ou a opção de fala pode ser limitada apenas ao criador. Pode chegar a até 5 mil ouvintes e há sempre um moderador que controla o fluxo da conversa.

O ClubHouse ainda conta com uma opção que para falar o convidado dele enviar um emoji com a mão levantada. O app não mantem e nem grava as conversas, somente em casos de relato de abuso ou crime cibernético.

Como receber um convite?

Os interessados podem baixar o app e entrar em uma fila de espera, sincronizada com os contados do celular. Ou, caso alguma migo já esteja dentro da plataforma, ele consegue permitir sua entrada na rede.

Ainda exclusivo para os usuários Apple, a equipe de desenvolvedores do App já soltou uma nota dizendo que estão trabalhando na versão para Android.

Mas afinal o que o Elon Musk tem a ver com esse crescimento do Clubhouse?

O bilionário participou de um evento dentro do app e convidou um grande executivo de investimentos para falar, o que fez com que a sala batesse rapidamente os 5 mil ouvintes permitidos e logo obteve um grande crescimento em número de procura e download.

Clubhouse na estratégia de marketing?

Assim como o reels veio para competir com o tik tok, podemos considerar o Clubhouse a uma alternativa do Spotify que tem batido recordes com a criação de podcasts.

Mas é preciso cautela para não se perder e saber onde o seu público alvo realmente está. Claro que a curiosidade é tamanha que a pessoa baixa, instala e mal usa o app, mas será que vale o investimento?

Foto reprodução

Post a Comment