Back To Top

Soma Criação

Coisas que acabam com a criatividade

A internet e as prateleiras de livrarias – confesso que a minha também – estão cheias de estratégias e receitas de como ser mais produtivo e criativo. Se tem algum segredo? Acredito que vencer o monstro da procrastinação e saber ultrapassar seus próprios limites são alguns dos mais importantes.

Mas vamos lá, a ideia desse post é falar sobre algumas situações e coisas que podem minar e acabar com a sua criatividade. Está pronto?

1 – Ser perfeccionista ao extremo

Ok, essa não é novidade nenhuma, mas você já parou para listar as tantas vezes que sua criatividade foi embora como num sopro porque você estava sendo perfeccionista demais? A cobrança é um peso que carregamos e vamos nos acostumando, mas ela não pode ultrapassar seus limites, é como quando você faz academia e vai aos poucos aumentando seu treino, mudando os pesos dos aparelhos e assim vai.

É algo constante, doloroso e que é preciso saber dosar, entra para o hall do “ Deus me livre, mas quem me dera.” haha. Brincadeiras a parte, pare para pensar o quanto o seu perfeccionismo causa ansiedade e acaba por minar sua criatividade. Enfrente esse monstrinho de maneira que continue entregando qualidade, mas que também mantenha sua qualidade emocional e criativa.

2 – Abraçar o mundo

Essa aqui tem que entrar no seu top 5 de coisas para se lembrar diariamente, afinal não é brincadeira! Deixa eu colocar uma situação bem comum, o mercado está difícil, você encontra um cliente interessado nos seus serviços e resolve entregar em tempo recorde aquilo que ele pede e ainda de quebra sai quebrando uns galhos? NÃO, pare com essa mania de abraçar o mundo, querer agradar a todos e esquecer de si mesmo, isso vai acabar com a sua criatividade, o seu emocional, o seu sono e acredite até mesmo sua saúde entra nessa brincadeira.

Quer abraçar um mundo, então abrace o seu! Suas regras, seus prazos, tudo isso baseado na sua máxima de entregar as coisas com qualidade e no tempo certo. Se o cliente precisa para ontem você tem duas opções: não fazer ou então deixar claro que não vai sair tão bem estruturado como quando você tem tempo para fazer aquilo.

3 – Aceite os dias ruins

Não da pra ser 100% criativo e produtivo os setes dias da semana ou 365 dias do ano. Não tem jeito! Claro, que também não dá para deixar que os dias ruins sejam mais constante que os bons, mas hey, isso acontece! Acontece quando algo na família vai mal, quando perde um cliente importante, quando está com cólica, se o filho está doente, o cachorro passando mal… e tudo bem!

Encare os dias ruins como uma maneira de se fortalecer e fazer com que momentos como esse sejam lá na frente tratados como algo que vai se resolver e que não acabe com a sua criatividade. Quanto mais você se culpar, mais vai ver a criatividade se afastando!

E ai, qual desses monstrinhos tem acabado com a sua criatividade? Tem outros? Compartilhe com a nossa equipe!

 

Post a Comment