Back To Top

Soma Criação

Crie seu próprio podcast no Spotify

Os podcasts vivem seus dias de glória e, graças ao Spotify, é possível produzir o seu próprio conteúdo

 

Você sabe o que é um podcast? Se a resposta for “não” é interessante pesquisar. Com a tecnologia em ascensão, o formato torna-se cada vez mais popular e adequa-se ao estilo de vida (corrido!) da população. Diversas empresas aproveitam a alta dos conteúdos em áudio e os consideram produtos de mídia altamente rentáveis.

Afinal, o que é podcast?

Podcast é um arquivo em áudio, transmitido online, que pode abordar diversos assuntos. Assemelha-se aos programas de rádio, entretanto, podem ser acessados a qualquer momento. É possível fazer o download para o celular, acessar o site em que o conteúdo estiver disponível ou, até mesmo, instalar algum software que agregue os podcasts e comunique o usuário em caso de atualizações.

Dados recentes confirmam o sucesso da modalidade no Brasil. Ao consultar internautas de 16 anos ou mais, das classes A, B e C, conclui-se que 40% já ouviram um podcast e 28%, apesar de conhecer, nunca utilizaram a mídia.  O acesso aos smartphones e o aprimoramento da velocidade da internet foram fatores essenciais para o êxito dos streamings de áudio.

Spotify no universo dos podcasts

Após o lançamento da ferramenta que edita podcasts, o Spotify está testando um recurso que permite a criação desses arquivos. Desde o ano passado, a empresa está investindo no formato e, agora, os usuários do app podem publicar o seu próprio conteúdo por meio do Anchor e, posteriormente, compartilhar com outras pessoas.

É necessário fazer o upload no Anchor para, depois, inscrever o podcast no Spotify. O serviço é gratuito e é possível enviar o material para outras plataformas. A quantidade de usuários do aplicativo é interessante para os podcasters, que podem contar com um número considerável de ouvintes.

O casamento com o Anchor custou US$ 140 milhões para o Spotify, e a intenção é das melhores! De acordo com os dados globais do aplicativo, o consumo de podcasts aumentou em 250% de 2017 para 2018. A estimativa para os próximos anos é que mais de 20% do total de consumo do app seja de conteúdo não musical.

Empresas no universo dos podcasts

Não há distinção: independentemente do segmento, várias instituições estão surfando na onda dos streamings de áudio! “Conhecer para Empreender” é o podcast do Sebrae, que fornece dicas de empreendedorismo e orientações de especialistas. O Bradesco, por sua vez, patrocina “Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes”, que conta a história de mulheres inspiradoras. O formato marca presença na indústria da moda: a VogueCast e Anacapri são alguns exemplos de marcas que divulgam conteúdo.

 

Post a Comment