Back To Top

Soma Criação

Dia-a-dia: hábitos que transformam

A verdade é que um hábito deve ser estabelecido antes de ser melhorado” – Livro Hábitos Atômicos de James Clear

Que sou apaixonada por livros isso não é novidade, mas nos últimos anos a leitura vinha ficando em segundo plano, o que esse ano eu decidi mudar, pois gosto muito e me faz muito bem. A leitura é para mim uma terapia.

Quando me deparei com essa frase lendo o livro – sim, vai ter resenha quando eu terminar de ler -, fiquei pensando nas tantas coisas que eu espero o momento perfeito para lançar e fazer, sempre refazendo a rota e o planejamento, mas sem partir para a ação em si!

De nada adianta planejamento sem ação

Se eu entendi de vez que o planejamento é algo vivo, agora eu compreendi que agir é tão importante quanto planejar. Afinal, se o planejamento é vivo ele se adequa de acordo com a nossa ação, e agir é o mais importante porque é o que de fato leva a um resultado.

Mudanças que eu comecei a fazer

Eu gosto muito de escrever, e de uns anos para cá criei o hábito de registrar através da escrita momentos marcantes da minha vida. Daí surgiu a ideia de manter um registro diário de como me sinto, dos acontecimento e tantas outras coisas do dia-a-dia. E adivinha só? A consistência era zero, e eu só lembrava de escrever em dias que precisava desabafar ou que queria registrar detalhes de algo que eu quero lembrar para sempre.

Então, lendo esse livro, resolvi voltar o hábito de escrever todos os dias, e para isso criei uma rotina: sempre no final do dia, pós banho ou assim que me deito para começar a rotina do sono, eu pego o caderno e escrevo sobre o meu dia. Tem dado certo e se tornou de fato um hábito, algo que se eu não faço como de costume, parece que está faltando algo.

Esse foi o primeiro teste que fiz, e essa semana quero começar a rotina de exercícios, a ideia é que sempre depois de levar a pequena na escola eu tire um tempo para me exercitar, seja na academia ou andando na rua. Depois conto aqui pra vocês como foi.

O poder dos hábitos

A organização e a rotina me trouxeram grandes conquistas nos últimos tempos, principalmente no que se trata de ter a mente tranquila e controlar a ansiedade.

Quer testar? Pense em um hábito que gostaria de ter e associe ele a algo que você já faz diariamente. Exemplo: depois de escovar os dentes vou meditar por 1 minuto. Não precisa ser algo surreal, como 30 minutos de meditação, comece com pouco e depois que esse pouco se tornar um hábito, você vai ver que fica muito mais fácil ir mudando a rotina.

Nem tudo são flores

Nada de alienação por aqui, venho de duas semanas pouco produtivas e em que me questionei muitas coisas, principalmente sobre o meu profissional, mas o fato de ter uma rotina e saber o que é essencial e deve ser feito diariamente, me deu a leveza de respeitar esse meu momento.

É sobre entender cada momento da vida e adaptar o dia-a-dia a a tais momentos.

Postar um comentário