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Dicas de como dar feedback

1 de novembro de 2019 by in category Blog, Dicas, Empreendedorismo tagged as , , with 0 and 0

Comum nas empresas, o feedback é importantíssimo para obter resultados satisfatórios

Um bom líder pode ter muitas habilidades e desempenhar diversas funções, mas poucas são tão difíceis como dar feedback aos seus colaboradores. Por mais delicada que seja, a prática é extremamente construtiva e essencial para definir objetivos, alterar comportamentos e melhorar o desempenho dos funcionários.

Não encare o feedback como uma crítica ou julgamento. Na verdade, é uma poderosíssima alternativa para identificar eventuais falhas, propor melhorias e apresentar soluções. As eventuais falhas são necessárias para que o gestor compreenda o que deve ser alterado. Esses comentários podem até ser pontos a melhorar fora do ambiente de trabalho e, em alguns casos, servem também para o líder.

Prepare o seu discurso

Reflita e organize-se quanto aos tópicos que pretende mencionar ao funcionário. Tenha em mente que ele pode ficar tenso e que várias emoções costumam aflorar nesse momento, principalmente, se o bate-papo o pegar de surpresa. Todo colaborador quer ser reconhecido, e muitas expectativas estarão em jogo. Trate-o como você gostaria de ser tratado, independentemente das circunstâncias.

Proponha melhorias

Na hora da conversa, fale sobre assuntos do cotidiano para descontrair. Questione, também, seu nível de satisfação quanto às suas funções e como está se sentindo no ambiente de trabalho. Além de demonstrar que você se importa, o funcionário se sentirá à vontade para dialogar. Comece mencionando os pontos positivos, como habilidades, desempenho e competências. Você pode, inclusive, exemplificar com as atitudes que ele tomou e que o deixou satisfeito. Depois, vem a parte mais difícil, porém necessária. Diga em quais questões é preciso melhorar, e reforce a sua participação para que, juntos, consigam alcançar esse objetivo.

Obtenha resultados

Após expor o assunto ao funcionário, é necessário traçar um plano de ação. Ele pode contar com a sua ajuda, de outros colegas ou, até mesmo, cursos e treinamentos. É preciso que os propósitos do colaborador estejam alinhados aos seus e da empresa para que, de fato, haja uma mudança significativa. Sendo assim, agende reuniões periodicamente para analisar os resultados.

Não se esqueça que, há algum tempo atrás, era você que estava no lugar daquele colaborador. Empatia e delicadeza são fatores fundamentais para que o feedback seja, de fato, uma ferramenta para superar as dificuldades e obter resultados satisfatórios.

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