Back To Top

Soma Criação

Dicas para organizar a rotina

A organização é essencial para não se perder e dar conta dos compromissos

Você pode até não ser uma pessoa disciplinada, mas deve concordar que a organização é um fator fundamental para otimizar as tarefas do dia a dia. Muita gente não sabe, porém, para colocar toda rotina em ordem não é necessário muito esforço. Bastam um pouco de planejamento, determinação e criatividade.

Definindo prioridades

A dificuldade em se organizar consiste, principalmente, em não definir prioridades. São tantos afazeres que tentamos executar tudo ao mesmo tempo! O resultado? Acabamos nos perdendo. Lembre-se de que quantidade não tem a ver com produtividade: a ideia é concluir as pendências mais rapidamente e com eficiência, gastando menos tempo e energia.

Organize-se

Procure anotar os seus compromissos em uma agenda para organizar os horários, e os reveja um dia antes. Assim, é possível dar atenção aos mais importantes e, até mesmo, programar algumas pausas (necessárias!) entre as tarefas. A propósito, descansar é importantíssimo! Dê a devida atenção para o tempo livre e se esforce para não marcar nada nesses momentos.

Faça acontecer

Se puder fazer alguma tarefa imediatamente, não deixe para depois. As mais chatas e complexas devem ser realizadas em períodos de maior produtividade. Você pode separá-las em pequenas etapas para facilitar a execução.

GTD – “Getting Things Done”

Já ouviu falar sobre o GTD? O método, criado por David Allen, ensina a otimizar o tempo e utilizá-lo de maneira eficiente. Os cinco passos para gerenciar tarefas com facilidade são:

Coletar: Faça uma lista com todas as tarefas que você precisa concluir;

Processar: Decida o que fazer com todas as pendências que anotou. Você pode, simplesmente, deixá-las para lá ou tomar alguma decisão para começar a executá-las;

Organizar: Separe as tarefas por categorias para que possam ser identificadas facilmente;

Revisar: Reveja a lista sempre que necessário! Não se esqueça de definir prioridades e, se preciso for, inclua novas tarefas e compromissos;

Fazer: Todo o método consiste em fazer essa parte dar certo, então, não deixe de realizar as pendências. E lembre-se que, se alguma tarefa precisar de alguns minutos para ser concluída, faça imediatamente!

Post a Comment