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Soma Criação

Caso Neymar e Patrocinadores – Marketing no Esporte

Chegou a Copa América e nada como a imagem de um jovem atleta bem-sucedido como Neymar para vender um produto ou serviço não é mesmo?

Quando uma grande marca patrocina uma estrela, que é o caso da relação entre o Neymar e os seus patrocinadores, é natural que a empresa queira aproveitar um período de um grande torneio de futebol para alavancar a sua campanha publicitária. O que os patrocinadores não contam é com imprevistos e acusações tão sérias como as que se envolveram Neymar.

E foi isso que aconteceu, o desejo da Mastercard era aproveitar a fase da copa América para aumentar a sua publicidade, e ressaltar sua relação de patrocínio com o Neymar. Mas no meio do caminho aconteceu algo inesperado: o craque sofreu uma acusação de estupro, e toda a campanha acabou ficando no gelo.

Quando ocorrem situações como essas, a maioria das empresas tomam decisões rápidas para não manchar sua marca, e foi esse o posicionamento da mastercard.

Para saber mais informações sobre o que aconteceu, e como se desenrolou essa situação, confira o post de hoje, nele explicamos tudo o que você precisa saber acerca desse assunto.

O que aconteceu entre o Neymar e seus patrocinadores?

Nenhuma marca deseja sujar seu nome por conta de patrocínio, e por isso diversas empresas suspenderam a sua relação com o Neymar, enquanto o caso do suposto estupro é apurado. Foi o que aconteceu com a Nike e a Mastercard, que “congelaram” o patrocínio do jogador devido os últimos acontecimentos.

Por enquanto, essas empresas estão apenas acompanhando de perto o desenrolar da situação, deixando as campanhas – já gravadas e até mesmo que estavam em veiculação – no gelo.

O que pode acontecer no futuro?

Atualmente, a relação entre o Neymar e os seus patrocinadores se encontra abalada, afinal as acusações feitas mancham toda a estratégia por trás da imagem de um jovem atleta bem-sucedido. Existe, inclusive a possibilidade do contrato de patrocínio ser encerrado, caso esse problema não se desenrole de forma positiva para o jogador.

Mas, é necessário esperar até o fim dessa novela para descobrir qual será o posicionamento da marca em relação ao seu patrocínio com o jogador. Portanto, temos que apenas aguardar.

O Marketing e o cuidado com a imagem da empresa atrelada a figuras públicas

Muito tem se falado sobre essa relação das marcas atreladas a uma figura pública, afinal como pessoa quem é que não erra? Fica difícil vender a imagem de uma pessoa e acabar por engessá-la naquilo devido campanhas publicitárias, bem como não faz sentido nenhum mentir só para poder usar uma figura pública.

Alguém ai lembra do caso da Xuxa Morena, ou então do Roberto Carlos – um vegetariano – fazendo propaganda de carne? Claro, que após toda polêmica a rainha dos baixinhos ficou loira de novo e o Ídolo Roberto Carlos disse que havia voltado a comer carne.

E ai, o que você acha dessa relação entre marcas e figuras públicas?

 

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