
Como escolher um nome para a sua empresa
Ter uma marca que seja lembrada com facilidade pelos clientes é um sonho para qualquer empreendedor ou empresário não é mesmo? Pensando nisso criamos esse post com algumas dicas do que considerar na hora de escolher o nome da sua empresa, pensando também em métodos de como começar a brincar com as palavras e somar a criatividade a sua necessidade.
O nome da empresa é algo permanente, ou seja, é como escolher o nome para um filho. Você deve pensar em significado, na facilidade de escrita e memorização
1 – Não escolha nomes longos demais
Nada de pensar em frases, o ideal mesmo é que você consiga enxugar a atividade da sua empresa em uma única palavra e descrever o serviço com uma pequena frase de efeito. Veja o nosso caso, A Soma criação trás o “Soma” como seu principal atrativo e a “Criação” para descrever sua atividade, é forte, de fácil memorização, traz o significado de somar, de ir junto, de fazer e acontecer juntos.
2 – Pense em algo significativo
De nada adianta um nome criativo se não condiz com sua atividade ou produto, claro que a criatividade é muito importante, mas para tanto precisa de um significado. O que você acha de ‘ Nhoque Criação”? Para uma agência não faz sentido não é mesmo? Mas e se aplicássemos “Nhocando” para um restaurante cuja a especialidade é massas?
3 – Fale a sua língua
Se você é um daqueles apaixonados por inglês ou qualquer outra língua saiba que tem o nosso máximo respeito, mas aqui frisamos essa necessidade de falar sua língua, pois dependendo do seu público eles não vão conhecer e nem conseguir associar uma ou mais palavras em outro idioma que não o de sua origem. Com isso você perde acessos, reconhecimento de mercado e até mesmo vendas.
4 – Hora de brincar: coloque tudo no papel – brainstorming
Pegue um papel e uma caneta e comece a fazer uma lista com tudo o que faz lembrar o seu produto ou serviço, absolutamente tudo! Nessa hora não é preciso filtrar, deixe a imaginação solta e comece a anotar, vale também buscar imagens, pensar em cores, lugares e ir fundo na sua criatividade.
Essa é uma técnica que chamamos de brainstorming, um exercício mental que tem por intuito resolver problemas e despertar a criatividade.
5 – Pense em que tipo de solução o seu produto ou serviço irá levar para o mercado
Esse é um ótimo passo até mesmo para quando for começar a fazer o seu planejamento estratégico, aqui vale a pena que você liste qual é o principal problema que o seu produto ou serviço irá resolver no mercado ao qual pretende se inserir.
6 – Mexa com o emocional do seu público alvo
O seu nome deve despertar interesse, emoções e lembranças. Assim você ganha um espaço só seu no coração e na cabeça do seu cliente.
E ai o que achou das nossas dicas? Facilitou para ajuda-lo(a) a criar o nome da sua empresa? Deixe seu comentário e aproveite para dar uma olhada nos demais conteúdos do site.