Back To Top

Soma Criação

O hábito de ler: como ler todos os dias

Sempre fui apaixonada por escrever e ler – @uriel_naty aqui – , e isso me abriu os horizontes de maneiras loucas e infindáveis. Melhorou minha escrita, meu vocabulário, a forma com que me expresso, trouxe inspiração e despertou ainda mais minha curiosidade.

Lembro ainda do primeiro livro que pude comprar logo que comecei a trabalhar, foi o Eragon do escritor Christopher Paolini. Até hoje um dos meus preferidos e que ainda pretendo reler, não só ele como toda a coleção!

Enfim, esse post não é sobre os meus livros preferidos – se bem que poderia ser haha – , mas sim sobre como mantenho o hábito de ler todos os dias. Alguns macetes e dicas que talvez você possa aplicar para despertar o hábito da leitura.

 

Minha meta desse ano

Comecei o ano com a meta de ler um livro por semana, o que até fevereiro deu super certo, mas ai a demanda de serviço aumentou e acabei deixando essa meta de lado. Hoje, 26 de agosto de 2019 já li 10 livros, caminhando para o 11, e voltei a ter a meta de ler pelo menos 1 livro por mês.

Como faço para ler todos os dias

Eu costumo ler ao menos um capítulo do livro por dia, ou então, pego o número total de páginas e divido pelos dias do mês, sabendo que para terminar aquele livro e cumprir minha meta devo ao menos ler um número x de páginas durante todos os dias do mês.

Leio assim que acordo e ou antes de dormir

Esses são dois períodos do meu dia em que consigo separar um tempo para a leitura, o que me deixa relaxada, preparada para um novo dia e no caso da noite, me tranquiliza para dormir. Isso quando não me dá a louca e a cada final de capítulo acabo dizendo “ só mais um” e no fim, perco total a noção do tempo.

Compro livros, mas não leio

Foi-se o tempo em que eu comprava livros porque eles estavam na promoção ou simplesmente por que eu queria, na métrica de manter um consumo mais consciente e minimalista tenho comprado livros somente quando eu realmente quero ler.

Confesso que ainda tenho alguns parados na estante que eu não consigo ler, alguns já até tentei, mas a leitura não vai para frente. Se você faz parte desse clube deixe o seu comentário e como é a sua reação diante de uma leitura que não vai para frente.

Doação de livros

Sou muito ciumenta e antes se quer emprestava meus livros, hoje em dia já até consigo arrumar a estante e separar aqueles que eu sei que não vou reler e não preciso ter comigo. Nesse último final de semana arrumei minha estante, e além de sentir falta de alguns livros – amigos pf devolvam haha – também separei cerca de 6 livros para doar e divulguei nas mídias sociais.

Kindle ou livro físico

Apesar de amar a sensação de ter um livro em mãos, o kindle ter servido como uma maneira de não levar peso para os lugares, ter sempre um livro em mãos e também de economizar. Por vezes baixo um livro legal no kindle e deixo anotado para que eu compre o mesmo físico, pois é de um assunto que ou pretendo reler ou então que servirá de consulta.

O sonho de ter uma biblioteca

Hoje tenho uma estante comum com pouco mais de 100 títulos e já não tenho espaço para novos livros, mas permaneço com o sonho de ter uma biblioteca daquelas de filme mesmo sabe?

Para manter meus livros organizados, mesmo os que empresto – pena não ter feito isso antes -, de um ano para cá mantenho uma planilha com todos os títulos que tenho e status, se já li, não, se estou lendo, se foi emprestado e tudo mais.

Bom, espero que tenha gostado da dica e se quiser, compartilha com a gente quais os métodos que usa para manter o hábito de leitura.

Uma ótima semana.

;D

Post a Comment