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Soma Criação

Os erros que levam a procrastinação

Tem dia que… huum será que é mesmo só um dia? A procrastinação tem sido um tema sem fim e cujo muitos gurus, coaching e até mesmo cientistas tem tentado explicar.

Sabe aquela máxima de deixar tudo para última hora? Se você tem esse costume e direto usa a frase “ ah, mas eu não tenho tempo”, leia até o final desse post – pode ser que algumas frases sejam como socos – e então se prepare para mudar ou ao menos assumir a sua procrastinação.

O que é procrastinar

Procrastinar é deixar para depois, é aquela preguiça que te impede de ser produtivo, é a sensação terrível de chegar ao final do dia e realmente não ter feito nada!

Cinco minutos nas mídias sociais é saudável?!

NÃO! Cinco minutos viram 10, que viram 20, depois 30 e assim vai. Quantas vezes começou a responder e-mails, viu aquele super desconto de uma loja que gosta de comprar e quando viu já tinha se passado não menos que 20 minutos? Tire essa mania de ficar o tempo todo olhando as redes sociais e notificações, desabilite aquilo que te tira a concentração e veja quão mais produtivo pode ser o seu dia.

Ler e-mail o dia todo

Chegou um e-mail você abre, para tudo o que está fazendo, perde a linha de raciocínio e pum já está com a caixa lotada e tentando desafogar, mas sabe que no fim do dia vai ter mais um rio de coisas para responder. Não é mesmo? Que tal estabelecer uma hora certa para ler os seus e-mails e deixar os mesmos separados de acordo com a categoria de importância, claro que a chefia tem prioridade!

Ainda que você necessite trabalhar com e-mail, se você já tem uma lista de tarefas e de repente o que vem no e-mail é novo, significa que não está no escopo de trabalho do dia, logo pode ficar para o horário planejado para ler e-mail ou então para o dia seguinte.

Dica: Se você depende muito do e-mail, estabeleça de dois a 3 momentos do seu dia para vê-los, pode ser durante a manhã quando chega, após o almoço e um pouco antes de sair.

Listas gigantes de tarefas

Ok. Fui pega nessa também, mas já aprendi a lição. Costumava usar um caderno e listar tudo o que tinha que fazer de maneira que no dia seguinte “escolhia/estabelecia” prioridades. Acha que ta certo isso?

NÃO! É comprovado cientificamente que nós temos uma quantidade mínima de decisões boas a tomar no dia, logo se você desperdiça isso decidindo por onde começar já desperdiçou uma de suas decisões boas.

A ideia é de que tenhamos até 5 tarefas principais que possam ser divididas em subtarefas, mas nada de exageros, combinado?  Experimente, sempre termine um dia planejando o outro, dessa forma você vai ver que vai se tornar muito mais assertivo em suas decisões, mais produtivo e menos procrastinador.

As tarefas NUNCA terminam

Tenha isso em mente e bola para frente, se o chefe cobra, a casa ta bagunçada, a pia cheia de louça e a caixa de e-mail lotada, mas você cumpriu as tarefas estabelecidas do dia, está em paz consigo e sabe o quão produtivo foi, então planeje o dia seguinte e bola para frente. Não fique com a falsa ilusão de que vai ficar sem nada para fazer, afinal trabalho é trabalho.

Acredite em si mesmo

Se tem algo que não aprendemos nessa vida é como gerenciar nossas emoções, e é por isso que temos índices tão altos de pessoas com depressão, crises de ansiedade e outros que vem justamente dessa falta de oportunidade de exercer o gerenciamento das nossas emoções.
Leia, estude, busque por métodos que se encaixem na sua rotina, corte aos poucos aquilo que você sabe que não te faz bem e vai ver a sua vida mudar como num passe de mágica.

Agora me resposta, procrastinar para você é…

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