Back To Top

Soma Criação

Produtividade: Tarefas de Produção e Tarefas de Ocupação

Qual o dia que não é ocupado por tarefas e afazeres? E que tal aqueles dias em que fazemos tantas coisas e ainda sim a sensação é de não ter feito nada?

Esse post é para falar de dois tipos de tarefas, as de produção e as de ocupação. As ideias aqui apresentadas tem como base o livro “ Produtividade para quem quer tempo “ do Geronimo Theml. – Confira a resenha desse livro clicando aqui.

A ideia aqui é que você tenha uma definição clara de quais os tipos de tarefa que mais tem tomado o seu tempo e se está no caminho certo para ter uma alta produtividade.

1 – Tarefa de produção

São tarefas que ajudam a te levar na direção da concretização de seus sonhos e objetivos. Elas podem ser divididas em duas:

Tarefas de produção sem margem: que são necessárias para que você possa realizar e concretizar suas metas, mas podem causar estresse. Normalmente são tarefas que ocorrem no limite do tempo, como quando para realizar o sonho de se formar você precisa entregar um complexo trabalho de conclusão de curso, esse que na maior parte das vezes é entregue de última hora e causa muito estresse não é mesmo?

Tarefas de produção com margem: esse tipo de tarefa trás aquele sentimento de realização e conquista, como quando depois de meses ou anos sem ter uma empresa formalizada, você consegue ter em mãos seu cnpj, abrir uma conta empresarial e conseguir mais fundos para investimento.

2 – Tarefas de ocupação

Elas precisam ser feitas, mas não contribuem diretamente para a conclusão do seu sonho. Atente-se ao uso da palavra diretamente, pois abaixo vamos exemplificar os dois tipos de tarefas de ocupação:

Tarefas de ocupação dispensáveis: são tarefas que não contribuem para o seu objetivo e ainda tiram sua produtividade e tempo, mas atenção, aqui não vale considerar o lazer uma tarefa de ocupação. As tarefas as quais citamos, são aquelas que você se organiza para realizar em horário comercial. Ex: mexer nas redes sociais, olhar sites de notícia o tempo todo, perder tempo com e-mails desnecessários e assistir tv.

Tarefas de ocupação obrigatórias/indispensáveis: aqui uso a palavra indispensável, pois há tarefas que não contribuem diretamente para a realização de algo, mas é indispensável para que tenhamos disposição para conquistar nossas realizações. Ex: Ir ao médico, fazer controle de finanças, pagar contas, ir ao mercado e outros.

Aqui a ideia é que compreenda como é necessário um equilíbrio saudável nas tarefas do seu dia a dia, sendo que é impossível ter um planejamento perfeito, afinal somos cabíveis de mudanças, interrupções, urgências e assim vai.

DICA EXTRA: Se você não tem suas metas e objetivos anotados essa é a hora, pegue um papel e uma caneta e anote suas metas de acordo com o tempo em que pretende realizá-las. Uma dica é separar elas em metões ( que são aquelas metas que podem levar 5 anos ou mais para se realizarem ) , metas ( de 1 a três anos ) e metinhas ( menos de um ano ).

Post a Comment