
Tendências 2020 para as redes sociais
Para que as empresas sejam percebidas, é necessário explorar todos os recursos disponíveis das plataformas
Cada vez mais empresas aderem às redes sociais! De acordo com os resultados da Social Media Trends 2019, da Rock Content, 96,2% das companhias utilizam essas plataformas e 62,6% as consideram relevantes. Para serem percebidas, é preciso explorar todas as ferramentas disponíveis nesses canais. Além disso, definir estratégias de acordo com as principais tendências é um aspecto essencial para gerar bons resultados.
A era dos vídeos
Os vídeos se consagraram como uma tendência das redes sociais para 2020. Só no Instagram, promovem 38% a mais de engajamento e duas vezes mais comentários do que as fotos. Especialistas acreditam que 80% do material que consumimos on-line será neste formato. Basta um pouco de criatividade e personalização para atingir o público-alvo.
Em comunidade
Grupos do Facebook são uma ótima oportunidade para as empresas se conectarem com as pessoas, transformando-as em clientes potenciais. Isso porque a rede conta com mais de um bilhão de usuários em comunidades da plataforma. É possível criar uma rede de contatos sólida, divulgar produtos e informações e potencializar a marca.
Disponível por 24 horas
Os Stories vieram para ficar! O conteúdo temporário gera engajamento e é um recurso interessante para empresas. Especialistas estimam que o formato pode vir a superar os feeds das redes sociais no que diz respeito ao compartilhamento de publicações.
Inteligência artificial
Várias marcas já investem em chatbots, software que utiliza inteligência artificial para conversar com os usuários de diversas plataformas. A ideia é informar e interagir com as pessoas por meio de mensagens automatizadas. De acordo com uma pesquisa feita pela Oracle, 80% das empresas planejam utilizar a tecnologia até o final deste ano.
De olho nas vendas
As redes sociais criaram campos específicos para a comercialização de produtos, o que aumenta taxas de conversão e facilita para quem quer adquirir algum item. O Instagram, por exemplo, é a plataforma com a maior retenção de audiência do país e um canal influente para vender.
Autenticidade
Os usuários realmente se importam com as empresas que se comunicam com os consumidores, alinhados com os seus valores e que se posicionem, caso seja necessário. Ser criativo, autêntico e transparente nas redes sociais garantem a integridade da marca.