Back To Top

Soma Criação

Uber nova funcionalidade de segurança

[ish_image image=”3369″ size=”theme-large”]

Garantir a segurança é a prioridade da empresa

A Uber está investindo em ferramentas que garantam a segurança de passageiros e motoristas parceiros. Recentemente, a empresa anunciou novas funcionalidades, como a U-Áudio, disponível em cinco cidades do país: Salvador (BA), Sorocaba (SP), Campo Grande (MS), São Luís (MA) e Uberlândia (MG). O recurso, que integra as opções de segurança do aplicativo, permite gravar conversas durante o trajeto.

Infelizmente, crimes envolvendo motoristas parceiros e passageiros tornaram-se comuns nas manchetes dos noticiários. Por esse motivo, Marcello Azambuja, Diretor da Uber Tech Center no Brasil, afirma “tornar as viagens realizadas pela plataforma mais seguras é prioridade da empresa. O U-Áudio é um recurso extra para nos ajudar a entender o que ocorreu durante uma viagem em que algo deu errado. Queremos tomar as medidas apropriadas e esse arquivo pode ajudar nossos agentes de suporte neste processo.”

Como funciona

É possível ter acesso à ferramenta nas opções de segurança do app, durante o trajeto. Se acontecer algo incomum e o motorista parceiro ou passageiro quiser reportar o ocorrido, basta ir ao histórico de corridas para anexar o áudio. O conteúdo, que é criptografado, é salvo no dispositivo. A Uber não terá acesso, a menos que o indivíduo queira compartilhar a conversa com a empresa. Se for divulgado para os agentes de atendimento, eles irão analisar e decidir quais medidas deverão ser tomadas. O arquivo também pode ser utilizado para denúncias e enviado às autoridades.

Às claras

Motoristas e passageiros são informados quanto à possibilidade de serem gravados. Apenas a Uber é capaz de escutar e descriptografar os áudios. Portanto, não é possível ouvi-los ou divulgar para outras pessoas. Caso a conversa não seja anexada, é apagada, automaticamente, em uma semana.

Mais segurança

A Uber visa ampliar o recurso para outras cidades caso essa fase piloto seja bem-sucedida. Para 2020, a empresa ainda conta com outras funcionalidades: U-Ajuda (detecta pausas que não estavam previstas no trajeto), U-Selfie (verifica a identidade do motorista), Doc Scan (confere documentos), U-Código (confirma se o automóvel chamado é o correto) e Reporte Durante a Viagem (o passageiro reporta ao atendimento problemas durante a corrida).

Post a Comment